quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como usar óleos naturais a favor da beleza...

Doutora em naturologia,  a francesa Nelly Grosjean é herdeira de uma tradição familiar em tratamentos naturais. Desde pequena, teve contato com o mundo dos aromas medicinais, já que seus pais trabalhavam em uma das primeiras heath farms da Europa - uma espécie de spa visitado por quem deseja melhorar a saúde, na fronteira da França com a Suíça. Com 14 livros lançados sobre aromaterapia e óleos essenciais. Nelly é o nome por trás da marca Biossentiel, recém-chegada ao Brasil, e ensina como tirar  proveito dessas preciosidades em fracos.

1-Quais os principais benefícios dos óleos essenciais?
Eles hidratam a pele profundamente, evitando o ressecamento. No rosto, trazem bons resultados no rejuvenescimento e ajudam a devolver o tônus e a firmeza. A sinergia entre alguns ativos tem o poder de promover um efeito lifting no rosto com flacidez leve. Nos cabelos, purificam o couro cabeludo e fortalecem os fios evitando a queda excessiva. Os óleos não se resumem só ao uso tópico: cinco gotas de essência de laranja, eucalipto e canela, misturadas a água quente e mel, formam um chá capaz de evitar resfriados, assim como manjerona, manjericão e tangerina são ótimos contra ansiedade e depressão.

2-Sugira os melhores ativos para tratar cabelos e pele?
Para o rosto, recomento protudos com alta concentração de óleos essenciais de rosa, lavanda, camomila, gerânio e jasmim, que regeneram as células e combatem o envelhecimento. Para os cabelos, indico óleos á base de sálvia, cedro e ilangue-ilangue, ótimos pra regular a oleosidade, controlar a caspa e dar força a fios quebradiços.

3-Há indicações para cuidar de problemas corporais, como celulite e estrias?
Os óleos de lavanda, sálvia, alecrim, pinho, hortelã e rosa ajudam a ativar a circulação. Por isso, são ótimos para amenizar a sensação de cansaço e inchaço nas pernas, o que melhora a aparência da celulite. Vale também misturar óleos de avelã, gergelim, erva-de-são-joão, lavanda e gerânio para hidratar a pele, o que evita o aparecimento (ou a piora) de estrias.

4-Os óleos podem substituir algum tratamento convencional?
Na verdade, eles são ótimos coadjuvantes. Com o acompanhamento de um médico especializado em medicina alternativa, podem até ser usados em lugar dos tratamentos químicos. Também não há problema em associá-los aos cremes de sua preferência, porém, com sua formulação é 100% natural, a sinergia não é tão boa quando o produto contém muitas substâncias artificiais, podendo comprometer o resultado. O melhor, sempre, é consultar um especialista.

5- Quais os cuidados ao usar esse tipo de produto?
Os indicados para o corpo devem ser diluídos em sabonetes líquidos, cremes, loções ou então deve-se pingar de cinco a dez gotas na banheira. Evite ainda aplicá-los na área de olhos e orelhas, pois podem causar ardência e irritações.
Por: Laura Canavezi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário