Piscina de bolinhas, cortes de cabelo de graça e toaletes “especiais” são alguns dos benefícios oferecidos pelo Google aos seus funcionários. Não é à toa que a empresa foi eleita o melhor local dos EUA para se trabalhar pela Revista Fortune.
O terreno de mais 105 mil metros quadrados ocupado pela sede do Google em Moutain View – uma das maiores cidades do Vale do Silício – dispõe de praticamente todas as amenidades que um funcionário poderia desejar em seu local de trabalho.
Ao Huffington Post, o ex-CEO e atual presidente do conselho da gigante de tecnologia, Eric Schmidt, disse que um dos principais objetivos da empresa é facilitar a vida de seus funcionários. “Queremos eliminar tudo aquilo que fica no caminho dos nossos empregados. Vamos encarar a realidade: programadores querem fazer programação e não lavar roupa. Assim [colocando uma lavanderia em seu local de trabalho] deixamos mais fácil para ele fazer as duas coisas”.
Veja alguns benefícios nada convencionais oferecidos aos Googlers (como são chamados os funcionários do Google):
Médicos no local de trabalho: é um benefício até comum aqui no Brasil, mas nos Estados Unidos é algo raro entre as empresas.
Privadas especiais japonesas: Os funcionários têm à sua disposição o que há de mais tecnológico em termos de banheiro. Entre as diversas funções de lavagens, pode-se até escolher a temperatura do assento.
Refeições e lanches de graça: o Google oferece todos os dias três refeições completas a seus funcionários, além de lanches ilimitados nas 25 cafeterias disponíveis em sua sede no Vale do Silício.
Cortes de cabelo de graça: empregados que não têm tempo ou disposição para manter o corte de cabelo em dia podem contar com o serviço dos cabeleireiros de uma companhia chamada Onsite Haircuts, contratada pela empresa.
Piscina de bolinhas: a chamada de “The Google Chrome ball pit” tem como único objetivo divertir os funcionários durante o trabalho.
E quando morre um funcionário?
Em caso de morte de um funcionário, o Google paga metade do salário que este recebia, ao seu cônjuge, durante dez anos. E mais: caso existam filhos, a empresa paga 1000 dólares por mês para cada filho até que aqueles atinjam os 19 anos de idade – ou 23, se for estudante em tempo integral.
Uma colaboração bastante generosa que não adiciona absolutamente nada ao Google, diferentemente dos cortes de cabelo e refeições gratuitas que tendem a tornar os ambientes de trabalho mais agradáveis e, no fim do dia, mais produtivos.
Essa espécie de pensão por morte não depende de qualquer pré-requisito. A ideia é que todos os 34 mil funcionários do Google ao redor do mundo venham a ter direito ao benefício .“Obviamente, não há vantagem para o Google em conceder esse tipo de ajuda, mas é importante que a companhia ajude as nossas famílias nesses eventos terríveis porém inevitáveis da vida”, disse o diretor de Recursos humanos da empresa, Laszlo Bock.
E este é só mais um conjunto de benefícios que o Google oferece a quem trabalha na companhia. Ele se soma a outros que visam ao bem-estar de pais e mães cujo filho acaba de nascer: licença remunerada de 18 semanas para as mulheres e de 6 semanas para os homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário