Caros leitores. Olhem para a foto acima e me ajudem a entender. Essa fotografia - muito bem feita, diga-se - tem 200 x 350 cm e foi intitulada "Rhein II". Pra mim, apesar de ter sido feita por um dos fotógrafos mais importantes do mundo, ela é absolutamente comum. Ou eu perdi alguma coisa?
Pois bem, a fotografia que mostra um famoso rio da Alemanha, foi colocada em leilão na terça-feira passada. Querem saber o que aconteceu? Ela foi arrematada por 4,3 milhões de dólares. É isso mesmo: quatro milhões e trezentos mil dólares americanos (quase 9 milhões de reais). Acho que perdi alguma coisa, mesmo!
O autor é o fotógrafo Andreas Gursky, famoso por suas impressionantes paisagens cheias de cores, apesar de a foto acima ter apenas cinza e verde.
Quebrando o record anterior, pertencente a Cindy Sherman (Untitled #96) que havia sido arrematada em maio por US$ 3,9 milhões, ela tornou-se a fotografia mais valiosa do mundo.
Curiosamente, a foto de Sherman, "Untitled #96", havia destronado um trabalho anterior de Gursky chamado "99 Cent II Diptychon" arrematado em 2006 por US$ 3,35 milhões. Parece que a crise mundial não chegou ao mercado de fotografia artística de alto padrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário