sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Por que os piratas usavam tapa-olhos?

Descubra a verdade por trás do acessório que é comumente associado aos ladrões e
guerreiros do mar

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock



Não sei se você também pensa assim, mas alguma força do universo sempre me fez acreditar que o que levava um pirata a usar um tapa-olho era justamente a falta do olho ou qualquer outro tipo de problema que o impedisse de enxergar normalmente.

Se você está comigo nesse time, saiba que estamos completamente enganados. De acordo com o site Mental Floss, o principal motivo pelo qual os piratas recorriam ao acessório era para melhorar a visão, especificamente na mudança entre a parte de dentro e de fora do navio.

A explicação

Jim Sheedy, médico especialista em visão e diretor do Instituto de Desempenho Visual da Pacific University, em Oregon, nos Estados Unidos, explicou para o Wall Street Journal que nossos olhos se adaptam rapidamente quando ocorre a transição de um ambiente escuro para um lugar claro. Porém, o processo contrário pode levar até 25 minutos, já que os olhos precisam regenerar os fotopigmentos.

E como os piratas estavam constantemente se movimentando no navio e alternando entre o lado de fora – com a luz direta do sol – e o lado de dentro – que era quase uma escuridão completa –, o tapa-olho servia para manter um dos olhos sempre adaptado aos ambientes escuros. Quando um pirata precisava ir para a parte de dentro do navio, bastava trocar o lado do tapa-olho e ele poderia enxergar com muito mais facilidade.

Será que funciona?

Apesar de não ter sobrado nenhum pirata para nos contar se esse era o real propósito dos tapa-olhos, é fato que a adaptação de um dos olhos à escuridão é um processo que funciona. Mesmo faltando fontes históricas, a edição especial de piratas do programa MythBusters considerou essa explicação plausível.

Além disso, pelo menos um manual para pilotos militares aponta que “mesmo que a claridade possa bater em um dos olhos, o outro manterá sua adaptação à escuridão se estiver protegido da luz. Essa informação é útil porque o piloto pode preservar a adaptação à escuridão em um dos olhos simplesmente fechando-o”.

Para reforçar a ideia, até mesmo a Federação Americana de Aviação (FAA) recomenda que o “piloto deve fechar um dos olhos quando estiver exposto à luz para preservar a visão noturna em alguma medida”. Se todos esses argumentos não convencerem você, só resta fazer um teste. Se der certo, nos conte nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário