quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Fracassa o lançamento de satélite brasileiro em parceria com a China

Foguete apresentou falha e caiu no polo Sul. Causa do problema ainda é desconhecida

A tentativa de colocar em órbita o satélite Cbers-3, cuja construção foi financiada igualmente por Brasil e China, fracassou na madrugada da última segunda-feira. O custo do lançamento foi de US$ 15 milhões.

Informações preliminares divulgadas pela Folha de S. Paulo apontam uma falha no foguete que efetuou o lançamento à 1h26min (horário de Brasília). Cerca de uma hora após o lançamento, realizado na base de Taiyuan, no norte da China, o responsáveis chineses informaram que o satélite não entrou em órbita. O foguete caiu no polo Sul. Ainda não se sabe o que provocou o problema.

O Programa Sino-Brasileiro de Satélites de Recursos Terrestres começou em 1999, quando o Cbers-1 foi enviado ao espaço, mas a divisão anterior tinha apenas 30% de participação do Brasil na parceria. 

A fabricação do Cbers-3 foi de responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. Apenas do lado brasileiro, foram investidos R$ 300 milhões para colocar em prática o projeto. Coube, então, a cada órgão, produzir ou contratar uma empresa para a construção dos componentes do satélite, como painel solar, controle térmico, sistema de gravação, além das câmeras que produzem as imagens utilizadas em estudos ecológicos, industriais, geológicos e agrícolas.

Diante do fracasso, o governo brasileiro anunciou que o plano é antecipar para 2014 o lançamento do Cbers-4, inicialmente previsto para 2015. [zerohora]

Nenhum comentário:

Postar um comentário