terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Um estudo explica por que não há cura para o resfriado comum

O resfriado comum é uma doença viral das vias respiratórias, na maioria dos casos causada pelos rinovirus A, B e C

E o curioso é que, apesar de tratar da doença infecciosa mais frequente nos seres humanos, por enquanto não existe cura conhecida.


Um estudo da Universidade Wisconsin-Madison (EUA), publicado na revista Virology, parece ter descoberto o motivo de porque o resfriado seja "incurável". Usando sequências genéticas de genomas de 500 rinovirus, conseguiram criar um modelo topográfico em três dimensões do invólucro protetor (capsídeo) do vírus do resfriado, concretamente do rinovirus C.

E asseguram que os medicamentos antivirais usados até agora não surtem nenhum efeito sobre esta estrutura. No entanto, agora que descobriram como é, poderiam desenvolver fármacos específicos para que este vírus não consiga invadir o sistema imunológico.

As drogas antivirais atuam atacando e modificando as características superficiais do vírus, mas para ser efetivas devem encaixar como um peça de um quebra-cabeças. Daí que conhecer com exatidão a estrutura tridimensional do rinovirus C seja o melhor ponto de partida para desenvolver tratamentos farmacológicos eficazes sem ter que atirar para todos os lados esperando acertar o que não viu, segundo esclarecem os autores. Via | Reddit[ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário