quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Abra a boca!!!

A nutróloga Tamara Mazaracki dá a receita para ter corpo, pele e cabelos incríveis. "É verdade nós somos o que comemos", diz a especialista da Associação Brasileira de Nutrologia, pós-graduada em terapia ortomolecular, nutrição celular, longevidade e medicina estética. Expert em alimentos funcionais, Tamara Mazaracki fala sobre os diversos tipos de suplementos e a relação entre a comida, saúde e espelho.
Tomem nota:

--O que é um alimento funcional?
É o que oferece benefícios ao organismo e é capaz de prevenir ou tratar doenças. Exemplos: a couve-flor, o repolho, a couve-de-bruxelas e o rabanete têm ação anti-inflamatória, protegem as artérias e previnem o câncer de mama, de pulmões e de bexiga. A linhaça melhora a função intestinal, reduz o mau colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. O azeite defende as artérias e o coração e é antioxidante. Sardinha, atum e salmão agem como anti-inflamatórios, protegem o cérebro e combatem o mau colestorel.
--Quais são os mais indicados para a beleza?
As frutas cítricas ajudam a manter o colágeno íntegro. As vermelhas protegem a pele e combatem o envelhecimento. Um cardápio rico em proteínas, verduras, frutas, sementes, oleaginosas e cerais integrais colabora para fios fortes, brilhantes e sedosos. As unhas são beneficiadas por protéinas, vitamina A (encontrada em vegetais verde-escuros, leite integral e ovos) e vitaminas do complexo B (presentes nas leguminosas e no salmão), além de cálcio, fornecido pelo leite.
--Que suplementos servem para incrementar os resultados da malhação e queimar gordura?
Para ganhar massa muscular, são usados suplementos contendo aminoácidos, como arginina, flutamina e creatina. A proteína concentrada, do soro do leite (whey proteint), além de anti-inflamatória e antioxidante, contribui para a definição muscular, assim como dois fitoterápicos associados, os tribulus e o yohimbe, e os minerais cromo e zinco. A cartinina permite um ganho maior e mais rápido de massa. Os termogênicos (cafeína, efedrina, chá verde, laranja amarga) dão um pique extra, aceleram o metabolismo e reduzem a gordura. O ácido linoleico conjugado, o cálcio e as vitaminas do complexo B (tiamina e riboflavina) também ajudam a diminuir as gordurinhas.
--Os suplementos são para todos?
Eles devem ser indicados por um especialista quando é impossível obter uma dose maior de algum composto apenas com a alimentação. A suplementação ocorre geralmente após os 40 anos, em casos de carências nutricionais acentuadas, ou em atletas, grávidas e lactantes. Além disso, não adianta tomar suplementos e se alimentar com junkie food.

Por: Thais Szego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário