Um técnico em redes de computadores apresentou documentos que comprovam que milhões de e-mails e ligações de brasileiros e de pessoas residentes no país foram espionados pelo governo americano
De acordo com o jornal "O Globo", o americano Edward Joseph Snowden, que trabalhou em programas da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), tem provas da espionagem praticada pelos Estados Unidos.
A NSA foi criada durante a Guerra Fria, há 61 anos, e tem o objetivo de rastrear diferentes formas de comunicação do exterior e criar sistemas de criptografia para o governo dos EUA.
Ainda segundo o jornal, as comunicações do Brasil são as mais espionadas do mundo, logo depois dos EUA. Só em janeiro de 2013, 2,3 bilhões de ligações e mensagens foram rastreadas.
A notícia põe o Brasil como mais uma conexão da rede de espionagem americana no mundo, que vem sendo denunciada pelo ex-técnico da agência de segurança nacional dos Estados Unidos Edward Snowden.
A informação, manchete da edição deste domingo do jornal "O Globo", foi obtida por um jornalista que recebeu os documentos e vem divulgando todas as denúncias de Snowden. O jornalista se chama Glenn Greenwald e mora no Brasil.
O programa de vigilância eletrônica, chamado Prisma, vasculha redes sociais, tem participação de grandes empresas (como Facebook, Google e Microsoft) e foi revelado por um ex-técnico da NSA chamado Edward Snowden, que estaria agora na área de trânsito do aeroporto de Moscou, tentando escapar para algum país que lhe ofereça asilo, enquanto as autoridades americanas tentam capturá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário